Buscando aprimorar ainda mais os serviços de saúde e atendimento emergencial prestados aos municípios da região, a equipe médica do SAMU Médio Paraíba, gerido pelo CISMEPA, participou do curso privado de PHTLS – Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma, coordenado pela Dra. Júnia Sueoka, médica referência em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) no Brasil. O curso foi ministrado em Volta Redonda e participaram cerca de 25 médicos do SAMU.
De acordo com Paulo Mendes, Coordenador Médico do SAMU Médio Paraíba, para que um médico possa atuar na escala dos atendimentos do SAMU, é imprescindível possuir conhecimento não só no curso de PHTLS/ATLS, mas, também, nos de ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, além de passar por uma avaliação da residência médica, pós-graduação, experiência e outros fatores.
“Estamos solicitando a todos os nossos médicos de intervenção que compõem as equipes médicas do SAMU para que façam o curso de trauma e o PHTLS, ele será obrigatório para todos que desejem ingressar em nossa equipe. O curso ministrado pela Dra. Júnia é excelente, ela é precursora na área e, com isso, teremos um padrão diferenciado e elevado no atendimento pré-hospitalar”, afirmou Paulo.