Evento reuniu 80 representantes de SAMUS de todo o Estado
Na última segunda-feira (11), o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba – CISMEPA, representado pelo Diretor Administrativo do SAMU na região, David Rodrigues, e pelo Coordenador Médico, Paulo Mendes, participou do evento com a temática “A gerência do Samu Regional por Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS, sob a ótica da Regionalização”, sediado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), com o objetivo de incentivar os consórcios intermunicipais a aumentarem sua eficiência nos serviços prestados à população.
Com oitenta representantes de 21 municípios, o encontro dá sequência ao projeto “Samu 100% RJ”, do Governo do Estado, que levou o serviço a todas as regiões do Rio de Janeiro e é a primeira reunião conjunta dos consórcios intermunicipais para debater assuntos pertinentes aos Samus Regionais. Diversos tópicos foram discutidos durante o evento, sendo enfatizada a melhoria da eficácia na oferta de serviços públicos aos beneficiários do SUS, a distribuição equitativa de recursos, diminuição de gastos operacionais, agilização de procedimentos administrativos e burocráticos, bem como a redução do tempo médio de resposta no atendimento aos pacientes.
David Rodrigues explicou como foi sua participação representando o CISMEPA. “Eu e o Paulo aproveitamos esta oportunidade para apresentar detalhadamente o funcionamento e a operacionalização dos serviços em nossa região, destacando nossos indicadores de tempo de resposta, considerados os melhores em todo o Estado. Além disso, compartilhamos alguns dos nossos projetos em execução, como o inovador ‘Projeto Samuzinho’ e o recém-lançado Serviço Regional de Certificação de Óbitos, compartilhando também nosso conhecimento quanto à gerência do SAMU e as práticas mais eficientes pra isso”, destacou o Diretor Administrativo do SAMU Médio Paraíba.
Monique Fazzi, assessora-chefe da Assessoria de Regionalização e representante da Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, reforçou a importância da implantação dos consórcios como ferramenta fundamental de atendimento à população.
“Em 2024, vamos elaborar o Plano Estadual de Saúde e o SAMU será contemplado, dentro das ações de saúde regional. Esse encontro se torna fundamental para que os consórcios que já estão operando possam dividir os desafios e as experiências de sucesso com os interessados em assumir a gerência em outras regiões do estado”, declarou Monique Fazzi.
Vale lembrar que o programa “SAMU 100% RJ” tem como objetivo estender o atendimento móvel de urgência a áreas que anteriormente não contavam com esse serviço, abrangendo especificamente as regiões Norte, Noroeste e Baixada Litorânea. O Governo do Estado investiu R$ 89 milhões no projeto, possibilitando a aquisição e envio de 249 novas ambulâncias UTIs Móveis. Esse investimento resultou na expansão e renovação da frota, garantindo a presença do serviço em todos os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, beneficiando um total de 17 milhões de pessoas.