O enfermeiro e Coordenador de Enfermagem do SAMU Médio Paraíba, Everton Rosa Marins, participou do curso de Multiplicador de Urgência e Emergência Psiquiátrica, promovido pelo Ministério da Saúde, em Brasília, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal com o objetivo de melhorar a assistência aos pacientes com transtornos mentais em situação de urgência.
O curso presencial reuniu ainda 29 profissionais da área de assistência que foram treinados com o auxílio de servidores do Núcleo de Saúde Mental (Nusam), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do DF (SAMU-DF).
De acordo com dados fornecidos pelo SAMU-DF, em 2020, eles foram responsáveis por mais de sete mil diagnósticos em saúde mental na região, entre eles, os mais identificados como surto psicótico, tentativa de suicídio e ansiedade.
Everton compartilhou um pouco sobre como foi participar do curso e estar em contato com profissionais da área de diversos estados do Brasil.
“Foi muito importante participar desse curso, porque com ele aprendemos como realizar uma abordagem adequada a pacientes com algum transtorno mental, ou com alguma predisposição a patologias relacionadas à saúde mental. Dividimos experiências com enfermeiros e médicos de todo Brasil através de simulações realistas de alta performance.
Hoje sou um multiplicador em urgência e emergência psiquiátrica pelo SAMU-DF”, destacou ele.